Flamme Rouge, o Tour de France no tabuleiro


São os trechos finais da mais tradicional corrida de bicicletas da Europa. Você e os outros jogadores controlam ciclistas em busca da vitória. Será preciso gerenciar as cartas de movimento e enfrentar as subidas e descidas da pista. Esse é Flamme Rouge, um ótimo e disputado jogo de tabuleiro.

Ficha do Jogo
Número de jogadores: 2 a 4
Idade recomendada: 8+
Duração da partida: 45 minutos
Fabricante/Editora: Lautapelit.fi/Conclave Editora


As Regras
Flamme Rouge é um jogo tático de corrida de bicicletas em ritmo acelerado, onde cada jogador controla uma equipe de dois pilotos: um rouleur e um sprinteur. O objetivo dos jogadores é ser o primeiro a cruzar a linha de chegada com um de seus pilotos.

Os jogadores movem seus pilotos para a frente puxando e jogando cartas de baralho dos pilotos específico, descartando-as enquanto eles pedalam. Use o efeito aerodinâmico para evitar exaustão e posicione sua equipe para um sprint bem cronometrado para a vitória.


A Jogatina
Apesar de um pouco demorada, a preparação do tabuleiro é divertida. Montar os circuitos, posicionar as cartas de movimento e colocar as bicicletas na largada gera uma boa ansiedade para a jogatina. Por usar cartas (e não dados), a movimentação exige mais estratégia.

As cartas são limitadas e cada tipo de ciclista possui números específicos. Se gastar as de valor alto no começo, sobrarão apenas as de movimento menor do fim do jogo. Fique sempre na frente e seu ciclista acumulará cartas de exaustão. O segredo está em permanecer junto ao grupo e aproveitar o efeito aerodinâmico (que permite andar sem gastar cartas).

Essa dinâmica cria um jogo bastante disputado e divertido. Outros elementos também geram adaptações, como a movimentação diferenciada nas subidas e descidas, além das estratégias de ultrapassagem.

A caixa base permite a criação de diversos circuitos e, apesar de melhorar bastante com as peças da expansão Peloton, o tabuleiro original permite dezenas de horas de diversão. Flamme Rougue é um jogo de corrida diferenciado e acessível para boa parte da família.


+ Pontos positivos
Passa a emoção de uma corrida disputada
Simples, mas bastante estratégico
Controlar dois ciclistas permite novas estratégias

- Pontos negativos
Teve apenas uma expansão lançada no Brasil

Veredito: 8,4/10
Arte: 8
Componentes: 8
Tema: 9
Mecânica: 8
Rejogabilidade: 9


O Compilado é uma publicação semanal construída com histórias e curiosidades selecionadas em mais de 500 sites, newsletters e perfis de notícias e de entretenimento. Assine a newsletter, confira nosso arquivo e os posts no Update or Die, apoie o conteúdo e mande sua sugestão!

2 curtidas