Potion Explosion, um jogo para criar (e usar) poções

Pegar ingredientes mágicos (e explosivos) para fazer poções mágicas. A brincadeira proposta por Potion Explosion é simples e de encher os olhos. Mas será que sustenta a diversão até a última combinação de alquimia?

Ficha do Jogo

Número de jogadores: 2 a 4
Idade recomendada: 8+
Duração da partida: 45 minutos
Fabricante/Editora: Horrible Games/Galápagos Jogos

As Regras

Os jogadores podem escolher peças de receita (as poções) e comprar bolas coloridas de ingredientes a partir do distribuidor central. Se eles fizerem bolas da mesma cor colidirem depois de pegar um ingrediente, esta reação mágica também permitirá pegar esses ingredientes.

Cada poção tem um poder especial que pode ser usado apenas uma vez durante o jogo. Esses poderes permitem criar combinações e provocar reações em cadeia ainda maiores, a fim de completar as suas receitas mais rápido. Cada poção vale pontos, com o valor sendo dependente de quantos ingredientes são necessários para completá-lo.

A Jogatina

Para quem tem como referência as aulas chatas de poção da franquia Harry Potter, nada melhor do que Potion Explosion para tirar essa impressão. A mecânica fácil de recolher bolas de gude coloridas e colocá-las em poções e na reserva atrai e encanta qualquer um.

Cada poção completada pode ser usada para garantir mais ingredientes. É neste ponto que se concentra as estratégias do tabuleiro. Quem consegue três poções iguais ou cinco diferentes ganha, além dos pontos de cada uma, um certificado de excelência com quatro pontos extras.

É preciso correr para pegar esses bônus, mas tomando o cuidado de não esgotá-los antes de estar na frente na pontuação. Quando eles acabam, a partida entra no último turno. Mas até chegar lá, a partida se estende um pouco mais do que o necessário.

Por ser um tabuleiro de estratégia simples e visual bonito, Potion Explosion atrai jogadores de todas as idades e experiências. Fica lindo na mesa e diverte. Mas merecia o lançamento das expansões do jogo no Brasil para aumentar a rejogabilidade.

+ Pontos positivos

Componentes de bola de gude são um charme
Explosões múltiplas são empolgantes

- Pontos negativos

Partida é um pouco mais longa do que o necessário
Ainda não tem expansões lançadas no Brasil

Veredito: 8,2/10

Arte: 9
Componentes: 9
Tema: 8
Mecânica: 8
Rejogabilidade: 7

4 curtidas