River Dragons, um tabuleiro para construir pontes e gerar tretas


Atravessar um rio construindo pontes. Uma tarefa simples se os jogadores não estivessem tentando atrapalhar uns aos outros. Essa é a dinâmica de River Dragons, um jogo de tabuleiro para toda a família. Mas será que os relacionamentos sobrevivem depois de tanta treta gerada bloqueando outros jogadores?

Ficha do Jogo
Número de jogadores: 2 a 6
Idade recomendada: 8+
Duração da partida: 30 minutos
Fabricante/Editora: Matagot/Buró Editora


As Regras
Todos, simultaneamente, escolhem cinco cartas do próprio baralho e revelam uma por vez, na ordem em que desejam realizar as ações. Elas possibilitam aos jogadores colocarem o fundamento da ponte, construir pontes, mover seus peões, cancelar ações de outros jogadores ou remover ponte ou a pedra de fundamento. Quem chegar primeiro ao seu destino, ganha a partida.


A Jogatina
Abrir a caixa do River Dragons é um exercício estético bem prazeroso. A arte e os componentes são caprichados, com peões de madeira grandes e um tabuleiro carismático. O estilo do desenho é didático e fácil de entender. E, por isso mesmo, envolve toda a família.

A jogabilidade simples de escolher ações, programar a ordem e revelar simultaneamente com outros jogadores é a receita para o divertido caos das partidas. Não adianta planejar a construção de pontes e prever andar em seguida se algum adversário retirar uma ponte no meio do caminho.

O chumbo trocado de conseguir atrapalhar outros jogadores agrada, desde que todos entendam que essa dinâmica é parte essencial do tabuleiro. Outro desafio é acertar o tamanho das tábuas usadas. Se não servirem entre o espaço entre as pedras, elas voltam para a caixa do jogo.

A ação de roubar uma tábua vale para qualquer cor, o que ajuda no clima de treta leve da jogatina. Para jogadores mais familiarizados, é recomendado o lado inverso do tabuleiro, sem desenhos de rochas, que aumenta o desafio de construir pontes.

+ Pontos positivos

  • Arte e componentes lindos demais
  • Ótimo para introduzir pessoas no hobby
  • Tabuleiro duplo, com modo mais difícil

- Pontos negativos

  • Pode não atrair jogadores mais experientes
  • Fica melhor com mais jogadores

Veredito: 8/10
Arte: 9
Componentes: 8
Tema: 9
Mecânica: 7
Rejogabilidade: 7

3 curtidas